quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Precisa-se de técnicos.

Neste tempo de Olimpíadas vale a pena deixar o futebol de lado para pensarmos um pouco sobre as outras modalidades esportivas. E é nessa hora que uma pergunta recorrente volta à tona: “como icentivar o esporte no Brasil?”

A resposta mais comum que ouvimos é: “precisamos de estrutura”. A melhor das idéias até agora é investir no desporto escolar. Mas, construir quadras, colocar cestas de basquete ou redes de vôlei na rua não é a solução. O que precisamos é de profissionais qualificados, técnicos especializados.

Ora, nunca seremos uma potência enquanto nossos atletas forem obrigados a treinar fora do país. Nunca seremos um país competitivo enquanto precisarmos de treinadores estrangeiros treinando nossas equipes. De nada adianta investir em estrutura física se não investirmos em estrutura humana.

Minha proposta é que o Ministério dos Esportes crie um programa de bolsas para os técnicos brasileiros estudarem. Precisamos incentivar que os profissionais busquem uma melhor formação, que estudem em outros países, que se tornem mestres e doutores. Depois, esses profissionais retornariam com capacidade para inserir qualidade na formação desportiva do país.

O interessante é que os técnicos são agregadores, para cada treinador formado teremos dezenas de atletas treinando. Além do mais, só os treinadores têm a capacidade de identificar novos talentos e incentivar os jovens a se dedicarem à prática desportiva. Para formar bons atletas precisamos de bons treinadores, isto é fato.

Nenhum comentário: