sábado, 23 de agosto de 2008

Futebol e Internet

A internet já se popularizou, há tempos ela deixou de ser uma ferramenta dos ricos e expandiu-se a todos, seja através das escolas, lan-house, de casa ou do trabalho. E podem ter certeza, com um pouco mais de tempo ela estará em todos os lares e em todos os lugares. Mas, ainda não é bem aproveitada pelos clubes de futebol.

Todos os clubes já têm seu site oficial, mas oferecer notícias aos internautas é muito pouco, afinal, para isso existem inúmeros outros sítios. O importante é aproveitar a internet para se desenvolver, para crescer. E é bom começar logo.

A TV e o rádio via internet já são ferramentas utilizadas por vários clubes. No Brasil, o Flamengo e o Corinthians já lançaram seus canais e estão colhendo os frutos. O Náutico já anunciou sua implementação, mas não parece que acontecerá assim tão cedo.

Associar-se pela internet já é uma realidade para muitos clubes. Com isso é possível atrair novos sócios devido à facilidade que se oferece. Mas, além de associar-se, é importante que o sócio possa pagar sua mensalidade pela internet, essa é a melhor forma de manter seus sócios em dia, tão importante quanto conquistar novos associados.

Comprar ingressos. Infelizmente, pouquíssimos clubes oferecem ao torcedor a possibilidade de adquirir ingressos on-line. Seria uma excelente iniciativa, capaz de aumentar o número de torcedores nos estádios, diminuir as filas e melhorar o atendimento. Assim como acontece em alguns shows e eventos, o torcedor compraria seu ingresso no site, imprimiria o comprovante e retiraria seu bilhete no estádio no dia do jogo.

Marketing na internet já não é novidade. Mas, não estou falando de emails “spam” ou panfletagem on-line. A internet oferece canais interessantíssimos para que o clube possa divulgar ações e fortalecer a marca. O youtube, por exemplo, já está sendo invadido por marcas esportivas e clubes de futebol que usam esta “TV” para divulgar seus produtos.

Há tempos que as empresas investem em ações na rede. Quem tem um mínimo de visão já percebeu há muito tempo a importância da internet. Mas, no futebol brasileiro ainda falta muita visão, ainda falta profissionalismo, ainda falta muita competência. A hora de abrir os olhos para a modernidade, a tecnologia e a nova realidade (a virtual) já chegou, é bom correr para não ser o último a cruzar a linha que divide o passado e o futuro.

Um comentário:

warley.morbeck disse...

É lamentável a falta de visão dos nossos cartolas.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/