sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Brasil sem camisa em Pequim.

A Seleção Brasileira não vai mais usar o uniforme oficial em Pequim. Para não prejudicar a candidatura do país a sede das olimpíadas de 2016, o COB pediu e a CBF aceitou. O fato é que o Comitê Olímpico Internacional não admite o escudo de federações nos uniformes, mesmo assim o Brasil jogou a primeira partida (tanto no masculino quanto no feminino) com a camisa oficial, ostentando o escudo da CBF com as cinco estrelas.

Assim, o Brasil deveria usar um uniforme com o escudo do COB, mas a incompatibilidade entre os patrocinadores (nike x olympikus) não deve permitir. Portanto, o que deve acontecer é a improvização de uma bandeira do Brasil no lugar do escudo da CBF, mas o símbolo da nike deve se manter.

A grande polêmica é com certeza em relação ao patrocinador. Na minha visão, o que importa é quem está financiando esta aventura, se a CBF ou o COB. Assim, quem paga deve mostrar o patrocinador, já que é daí que vem o dinheiro. Se a viagem, hospedagem, etc. estão sendo custeadas pela CBF, então, nada mais justo que a nike se mostrar no uniforme. Mas, se o COB está financiando também o futebol, então a olympikus deveria fornecer este material, como faz com todos os outros esportes.

O problema é que a seleção brasileira é uma instituição e "pertence" à CBF. Afinal, qu8em paga o salário de Dunga, comissão técnica e todos os responsáveis, a CBF, com seus patrocinadores, incluindo a nike. E a exclusividade deste contrato impede que o Brasil jogue futebol, como uma seleção, sem o uniforme fabricado por ela.

Nenhum comentário: