quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Precisa-se de torcedor?


Este artigo vem inspirado no post acima. E ainda nesta notícia abaixo:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Santos/0,,MUL88310-4404,00.html

Ora vejam, o Santos, campeão brasileiro de 2002, quer reformar o estádio e aumentar a capacidade de 20 mil para 40 mil torcedores. Nada demais nesta notícia, a não ser pelo fato do Santos possuir uma média de público de 6.756 torcedores (se não já baixou) por jogo. Já houveram jogos na Vila Belmiro com menos de 2 mil pagantes.

A desculpa dos alvi-negros é de que querem disputar finais em sua casa, já que fora vetado neste ano, e jogaram as finais contra o São Caetano na capital. Nestes jogos a média de público foi superior a 20 mil. Também não é justo dizer que a torcida do peixe é maior na cidade de São Paulo do que em Santos. Talvez seja justo dizer que o torcedor santista é um torcedor de clássicos e finais, não estão presentes na maioria dos jogos.

Enquanto isso no Nordeste, a terra dos verdadeiros torcedores, as médias são as maiores de todas as divisões, e Pernambuco é o estado com maior média no país. Sport, Náutico e Santa Cruz dão show nas arquibancadas. Mas há um responsável direto para isso, o programa Todos com a nota, algo que, acredito eu, será copiado por outros estados em breve.

Eu só não entendo uma coisa, como um time como o Santos, com essa torcida, consegue ser tão bem sucedido, pagar os salários de Luxemburgo, Kleber, Ze Roberto, etc.? E como pode os pernambucanos, com toda essa torcida, serem tão lisos? A marca do Santos tem fama desde Pelé, renovou-se com Robinho e em breve outro virá para tomar seu lugar.

Ah, se o Santos consegue, nós também podemos. Precisamos de ídolos, algo como Juninho Pernambucano e Rivaldo. Mas, alguem que fique por um tempo e dê títulos como Nildo e Kuki. Em questão de patrimônio nós estamos bem na frente. Afinal, o maior patrimônio do clube não é sua torcida?

Nenhum comentário: