quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pré-temporada?

É possível existir a pré-temporada no Brasil? Existem vantagens, quais? Como calendarisar os campeonatos para dar esta "ajuda aos clubes"? Bom, a idéia de ter uma maior pré-temporada no Brasil pode ser bastante útil, mas como?
Acredito que a fórmula dos pontos corridos tenha se consolidado definitivamente no Campeonato Brasileiro, nada mais justo. E as competições internacionais são um grande incentivo, além da degola de 4 clubes. Isto dá mais emoção ao campeonato, pois os clubes estão sempre lutando por algo, nem que seja para não cair.

Mas, ainda falta consolidar o calendário. Muitos clubes reclamam da falta de tempo para pré-temporada, uma vez que o campeonato estadual começa muito cedo.

Bem, com o campeonato brasileiro consolidado, e não acho que deveria adaptar-se aos europeus. As estações são opostas, o que faz com que as férias dos clubes, assim como de todos no velho continente se dê em julho e agosto, no verão, e as nossas em dezembro e janeiro, também no verão. Resta adaptarmo-nos de outra forma.

Todos admiramos a forma como os clubes europeus ganham dinheiro nas pré-temporadas realizadas na ásia ou nos EUA. O que poderíamos fazer era alongar nossa pré-temporada em janeiro. Neste período há também uma pausa na Europa. Os clubes brasileiros poderiam excursionar pela Europa realizando amistosos de inter-temporada para eles. Isto poderia criar laços com os maiores clubes europeus e ajudaria aos clubes brasileiros a mostrar nossos novos talentos para os compradores.

Não podemos descartar as excursões por outros continentes, como na oceania, onde o futebol brasileiro tem ganhado força, e nos EUA onde os europeus ainda não dominam.

Interessante também seria para clubes como o Corinthians ou o Flamengo, além de vários outros, excursionar pelo Brasil. Ora, nada se ganha na pré-temporada, não há TV, não há jogos importantes nem renda de público, mas acontece que isto é possível. Se o Flamengo, por exemplo, fizer uma excursão pelo nordeste, enfrentando o Bahia, o CRB de Alagoas, Santa Cruz no Recife, América em Natal, Fortaleza, por exemplo, poderia lucrar bastante com o público que atrairia aos estádios, afinal, todos conhecemos a força da torcida nordestina.

Para isto, poderíamos encurtar o campeonato estadual. Digamos, 12 clubes, jogos só de ida, 4 primeiros fazem semi-finais e final. Sobraria um pouco de tempo para melhorar nossa pré-temporada. Para alguns clubes poderia ser interessante criar ou ressucitar os campeonatos regionais. Poderia haver uma maleabilidade nas datas do estadual, fazendo-o antes dos regionais, ou após uma pré-temporada.

Acabar com os estaduais deve ficar fora de questão, a rivalidade local é um dos maiores prazeres do nosso futebol e da paixão clubista.

Nenhum comentário: