quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Comentário a Leonardo.

A seguir do excelente texto do Leonardo sobre a Champions League em comparação com a Copa Libertadores, no qual destaca a disparidade dos valores de premiação e como isso afeta as finanças dos clubes, proferi o seguinte comentário:


Guardadas as devidas proporções.POdemos notar também a semelhança entre a Liga dos Campeões e a Libertadores para os clubes que participam. Se na Europa participar da Champions é essencial para as finanças, no Brasil tambem nao eh diferente quanto à Libertadores. Os contratos de patrocínio e as receitas televisivas são significativamente aumentadas. Para clubes como o São Paulo a presença na Libertadores é essencial e constante. Para os outros clubes representa um salto de qualidade financeira, o que, com planejamento, leva à construção de um plantel mais qualificado e a melhoria do futebol no clube. Veja exemplos de Paraná, Goias ou clubes de mais expressão como Flamengo ou Vasco. A participação na Taça Libertadores é por si só uma vitória. Porém, a falta de planejamento dos clubes brasileiros leva-nos a exemplos como o Santo André ou o Paulista, clubes sem torcida que (talvez por isso) nao conseguiram aproveitar a oportunidade. Enquanto isso, na Europa, o efeito cascata se apresenta no FC Porto ou no Lyon, que, muito por causa da Champions, e com um excelente planejamento, se mantém no topo de suas respectivas ligas e crescem cada vez mais. O crescimento destes também atrai os irmãos como o Benfica ou o Sporting que têm de acompanhar o crescimento. No Brasil, hoje, os clubes têm de seguir o São Paulo, que é o maior exemplo de planejamento no futebol nacional e encaminha-se para renovar o título brasileiro. De fato, a competitividade do brasileirão é maior do que nas ligas francesa ou portuguesa, mas alguns clubes como o SP acabam por se destacar todos os anos. A razão para isso é o que deve servir de exemplo para o resto do Brasil.


Aconselho que leiam o editorial do Leonardo por que é uma excelente mostra de como o futebol brasileiro ainda está atrasado em comparação aos europeus. http://www.leonardoweb.globo.com/. Isto me deu até uma idéia para um novo artigo que em breve postarei sobre a força do dinheiro no futebol.

Nenhum comentário: