terça-feira, 14 de agosto de 2007

Benfica - O clube com mais sócios no mundo.

Na última edição do Guiness Book (o livro dos records), o clube português aparece em primeiro com mais de 160 mil sócios. Bate o Manchester e o Barcelona. Mas, este fato é proveniente de um esforço do clube com este fim específico. Ao se ver atrás dos ingleses na edição anterior os encarnados lançaram uma campanha arrasadora com o objetivo de ser o maior clube do mundo. Após o record batido os portugueses não pararam por aí, possuem uma meta de atingir o impressionante número de 300 mil sócios.

Não consegui encontrar uma fonte de informação confiável que me diga qual o clube brasileiro com mais sócios. Dois apareceram para clamar o posto, o Fluminense e o Internacional. Agora, vejamos que o Inter tem cerca de 40.000 sócios, e pode ser considerado um dos maiores do país. Há uma grande diferença para o Benfica. Então pergunta-se, claro, se isso não se deve ao poder aquisitivo dos torcedores ou o número de otrcedores ou até mesmo a população do estado. Bem, o Benfica é o clube com mais torcedores em Portugal, mas este é um país de 10 milhões de habitantes. Os encarnados têm cerca de 5 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. è um bom número. Mas, isso se compara a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre? Vemos então que a população e o numero de torcedores não é o principal motivo para esta disparidade. Talvez o poder aquisitivo. Bom, esta desculpa cola em estados do nordeste mas não no sul do país, afinal, Portugal também não é dos mais ricos da Europa, muito pelo contrário.

Então, podemos atribuir tudo isto a uma cultura diferente entre torcedores brasileiros e portugueses. Resposta fácil essa. Eu prefiro apontar o dedo para os nossos dirigentes desorganizados, clubes amadores e fracas campanhas para sócios. Afinal, o Benfica não atingiu esta marca recorde através de emails ou telegramas, e sim de uma campanha sólida que reúne mais de 980 parceiros comerciais, onde o sócio consegue descontos e mais de 3.800 postos de venda do "kit-sócio". E nossos clubes, o que fizeram?

O Internacional ainda pode ser considerado um exemplo, o clube pode chegar ao feito de ser auto-sustentável através das quotas de sócios. Enquanto isso, em Pernambuco (estado com cerca de 8 milhões de habitantes, quase Portugal), um dos clubes de maior torcida, o Santa Cruz, tem cerca de 2 mil sócios, e nem pode-se dizer que estão em dia, e o outro líder de torcida no estado, o Sport, possui apenas 7 mil sócios pagantes (segundo informações do internauta Daniel).

Os sócios são essenciais, dão estabilidade e segurança ao clube, uma receita sólida e duradoura. Nas palavras do próprio presidente do Benfica: "O sócio do Benfica é o grande activo desta instituição."

Na série de posts sobre os sócios ainda vamos tratar das facilidades que podem ser conferidas aos sócios e o que pode atraí-los, os erros que os clubes cometem e a diferença substancial entre número de sócios e o preço pago por eles.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Primeiramente, parabéns pelo seu blog, visto ser de extrema qualidade.
Tal como você, sou advogado, moro em Recife, e sou apreciador do futebol.
Você questiona o número de sócios em dia do Sport Club do Recife.
Pois bem, atualmente, o Sport possui aproximadamente 7.000 (sete mil) sócios em dia, malgrado o número de sócios inativos ultrapassar os 30.000 (trinta mil), segundo me foi informado pela funcionária do setor de pagamento de sócios.
Não sei para que time você torce em Recife, contudo gostaria de fazer uma correção sobre a torcida do Santa Cruz, a qual você refere como a maior de Pernambuco.
Sem querer adentrar profundamente no mérito desta questão - e afastando-me do fanatismo de torcedor - é fato inconteste que hoje a maior torcida de Pernambuco é a do Sport Club do Recife. Para tanto, basta você pegar as pesquisas dos últimos 10 anos de todos os institutos de pesquisa, que você verá que inexiste uma sequer que coloque a torcida do Santa na frente da do Sport.
De fato, até os anos 80, creio que havia um equilíbrio muito grande (principamente em face da boa fase vivida pelo tricolor nos anos 70). Contudo, com o advento dos anos 90, e a hegemonia absoluta do Sport Club do Recife no cenário estadual e nacional(evidentemente, em relação aos demais clubes de Pernambuco), deu-se um forte incremento da torcida do Sport e, no sentido oposto, forte declínio da torcida do Santa (que ainda é uma grande torcida, sem dúvidas).
Bem, é isto, faço apenas esta pequena correção no seu blog (o que não o desmerece, posto que de extrema qualidade).

Abraços,

Daniel

Anônimo disse...

Fernando,

visualizei no seu perfil que vc é um advogado especializado em direito esportivo.
pretendo ingressar na faculdade de direito no ano q vem e gostaria de me especializar em direito desportivo, poderiamos nos comunicar via e-mail?
gabrielmiranda06@gmail.com

Tasso disse...

Caro Daniel, acredito que o tamanho da torcida seja extremamente relativo. Concordo plenamente com você quanto ao tamanho atual da torcida do Sport, principalmente na região metropolitana. Quando me referi à torcida do Santa Cruz foi em âmbito estadual, e na verdade não importa muito qual a maior. Mencionei o estado de Pernambuco pelo tamanho equivalente a Portugal, e a torcida do Santa Cruz mais como um ponto negativo, afinal, um clube de torcida tão grande merecia ter mais sócios. Porém, esta realidade não é previlégio dos tricolores, como você bem mencionou, 7 mil socios pagantes é vergonhoso para um clube de torcida tão imensa e fanática quanto o Sport Club do Recife. Vou até mesmo editar para não criare polémica.