quarta-feira, 19 de março de 2008

Mais uma polêmica no regulamento do Campeonato Pernambucano.

À medida que o campeonato avança, as polêmicas surgem. Antes mesmo de começar a competição, todos já criticavam a falta de clássicos e o sistema de pontos corridos em grupos. Como se não bastasse, eis que surge mais um reclamação, agora com relação aos classificados à série C do Campeonato Brasileiro. São 3 vagas destinadas aos melhores colocados que não estejam nas séries A e B. O problema é que o regulamento destina essas vagas aos melhores colocados na classificação geral, independente do clube estar no hexagonal "da vida" ou "da morte".

Quando souberam da regra, os clubes que estão no hexagonal de cima, que enfrentam os melhores clubes do campeonato, inclusive Sport e Náutico, reclamaram bastante e demonstraram seu inconformismo. Já o Porto, líder do hexagonal do rebaixamento, mostrou-se bastante otimista com a possibilidade de conseguir a vaga na série C do brasileiro, mesmo enfrentando os piores clubes do campeonato estadual.

É mais uma pérola do regulamento. Como pode um clube que ficou entre os seis melhores e enfrenta agora as melhores equipes do estado disputar uma vaga contra um clube que não conseguiu classificação e luta contra o rebaixamento junto com os piores times da competição? Mais uma vez os responsáveis alegam que o campeonato é em pontos corridos, mesmo tendo grupos separados.

Mais uma incoerência do regulamento. Só brigam pelo título as equipes que disputam o segundo turno (hexagonal "da vida"), e só podem ser rebaixados os que estão no hexagonal "da morte". Mesmo com a separação entre melhores e piores do 1º turno, todos ainda brigam pela vaga na série C. Mais uma regra a ser explicada pela FPF. Boa sorte a eles, pois eu não consigo pensar em nenhuma explicação plausível para esse absurdo.

Nenhum comentário: