terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ler faz bem ao futebol.



A produção de livros sobre conquistas ou sobre a história dos clubes vem aumentando cada vez mais. Mas, o que interessa não é o retorno financeiro e sim a valorização da marca. Na verdade, os royalties dessas publicações não geram grandes receitas, nem se comparam à venda de camisas ou outros produtos. Aqui, o que importa é a valorização institucional.

Recentemente, o Fluminense lançou um livro sobre a conquista da Copa do Brasil de 2007, e o Internacional de Porto Alegre sobre a conquista do mundial de clubes no Japão. Mas, ambos admitem que a iniciativa não visa o lucro, apenas a ostentação e divulgação das conquistas. Para os torcedores, uma grande iniciativa.

“Aqui no Inter, livros que falem sobre a história do clube são tradicionais. O que a gente espera é possibilitar ao torcedor um dado histórico. Alguma coisa de bom gosto. É um ganho institucional e emocional”, diz Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do clube gaúcho.

"O resultado desse "desprendimento" financeiro é, na opinião de especialistas, a afirmação da marca em segmentos diferenciados, gerando uma valorização da imagem do clube", escreveu GUSTAVO FRANCESCHINI, da Máquina do Esporte, São Paulo.

Segundo a já famosa frase: "Ler também é um exercício".

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