O clube de Brasília tem seu nome inspirado na famosa banda de rock, Legião Urbana. A história do clube começa com um projeto social que nasceu em 2001. No ano de 2006, o sucesso do projeto levou à criação do Legião FC, que disputou e venceu a 3ª divisão estadual, depois a 2ª divisão, e hoje é líder do campeonato candango da 1ª divisão.
Mas o destaque do clube não é só na sua atuação dentro de campo, é principalmente fora das quatro linhas que o clube se supera. O Legião é um clube empresa com modelo de gestão profissional. O clube preza a transparência, a responsabilidade e o planejamento.
Os principais parceiros são empresas, são 42 associadas. O clube se compromete a aplicar 100% do capital investido pelo patrocinador no desenvolvimento, custeio e investimento do futebol e da marca LEGIÃO e, conseqüentemente, no crescimento da visibilidade e exposição positiva da marca do patrocinador. O clube se compromete a manter em dia suas obrigações trabalhistas e fiscais, fornecendo informações para que o investidor possa fiscalizar o clube.
Os sócios-empresa têm tratamento VIP: os torcedores são recepcionados com sinalização na área externa do estádio, túnel inflável personalizado para entrada do público, atendentes uniformizados para receber e orientar os torcedores, bar/lounge temático com bebidas de graça, cadeiras com protetores higiênicos personalizados, serviço de manobrista opcional, segurança, serviço de som ambiente para informações, sorteios e música nos intervalos, venda de camisas e bandeiras aos torcedores, e limpeza contínua dos banheiros. Cada empresa pode levar 20 ou 40 convidados, dependendo da categoria de sócio.
O clube está lançando ainda o programa de sócio-torcedor, que além das mordomias listadas acima, terá direito a: cartão de identificação que dá acesso ao estádio sem necessidade de ingresso; camisa oficial e DVD da temporada, que o torcedor receberá em casa a cada ano; desconto de 20% em todos os produtos do clube; camisa comemorativa dos títulos conquistados; e presença garantida na festa de confraternização anual, junto com os jogadores e a comissão técnica.
Gastei meu espaço todo só para listar os benefícios que o clube oferece. O Legião é um exemplo a ser seguido, desde a sua organização, com total transparência e responsabilidade, até o tratamento que dá aos torcedores. Com essas ações o clube leva as famílias de volta aos estádios, com crianças de todas as idades. Bom seria se todos os clubes fossem iguais ao Legião FC.
Algumas ideias podem ser adaptadas à realidade de cada clube. A figura do sócio-empresa já é algo bastante presente na Europa, mas pouco explorado no Brasil. Outra alternativa aos clubes é a criação de uma classe de sócios, que pague mais, mas tenha direito a um serviço diferenciado, como alguns apresentados pelo clube de Brasília. O exemplo de gestão responsável nem deveria ser uma sugestão, pois sabemos que é disto que nossos clubes mais precisam.
Visitem o site do Legião e conheçam mais este exemplo.
Mas o destaque do clube não é só na sua atuação dentro de campo, é principalmente fora das quatro linhas que o clube se supera. O Legião é um clube empresa com modelo de gestão profissional. O clube preza a transparência, a responsabilidade e o planejamento.
Os principais parceiros são empresas, são 42 associadas. O clube se compromete a aplicar 100% do capital investido pelo patrocinador no desenvolvimento, custeio e investimento do futebol e da marca LEGIÃO e, conseqüentemente, no crescimento da visibilidade e exposição positiva da marca do patrocinador. O clube se compromete a manter em dia suas obrigações trabalhistas e fiscais, fornecendo informações para que o investidor possa fiscalizar o clube.
Os sócios-empresa têm tratamento VIP: os torcedores são recepcionados com sinalização na área externa do estádio, túnel inflável personalizado para entrada do público, atendentes uniformizados para receber e orientar os torcedores, bar/lounge temático com bebidas de graça, cadeiras com protetores higiênicos personalizados, serviço de manobrista opcional, segurança, serviço de som ambiente para informações, sorteios e música nos intervalos, venda de camisas e bandeiras aos torcedores, e limpeza contínua dos banheiros. Cada empresa pode levar 20 ou 40 convidados, dependendo da categoria de sócio.
O clube está lançando ainda o programa de sócio-torcedor, que além das mordomias listadas acima, terá direito a: cartão de identificação que dá acesso ao estádio sem necessidade de ingresso; camisa oficial e DVD da temporada, que o torcedor receberá em casa a cada ano; desconto de 20% em todos os produtos do clube; camisa comemorativa dos títulos conquistados; e presença garantida na festa de confraternização anual, junto com os jogadores e a comissão técnica.
Gastei meu espaço todo só para listar os benefícios que o clube oferece. O Legião é um exemplo a ser seguido, desde a sua organização, com total transparência e responsabilidade, até o tratamento que dá aos torcedores. Com essas ações o clube leva as famílias de volta aos estádios, com crianças de todas as idades. Bom seria se todos os clubes fossem iguais ao Legião FC.
Algumas ideias podem ser adaptadas à realidade de cada clube. A figura do sócio-empresa já é algo bastante presente na Europa, mas pouco explorado no Brasil. Outra alternativa aos clubes é a criação de uma classe de sócios, que pague mais, mas tenha direito a um serviço diferenciado, como alguns apresentados pelo clube de Brasília. O exemplo de gestão responsável nem deveria ser uma sugestão, pois sabemos que é disto que nossos clubes mais precisam.
Visitem o site do Legião e conheçam mais este exemplo.
http://www.legiaofc.com.br/historia.html
Veja também a matéria do globoesporte.com:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM779229-7824-LEGIAO+LIDERA+O+CAMPEONATO+BRASILIENSE,00.html
Veja também a matéria do globoesporte.com:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM779229-7824-LEGIAO+LIDERA+O+CAMPEONATO+BRASILIENSE,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário