sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Direitos de formação.

Para os que ainda não conhecem, o direito de formação, é uma verba devida ao clube formador em todas as vendas, até que o atleta complete 28 anos. Por que estou falando disso? Para comentar a seguinte notícia:

"Os advogados do segmento de Direito Desportivo da Campos Advocacia Empresarial, atuando em favor do Clube Escola Desportiva Mont' Serrat, de Porto Alegre, obtiveram um importante reconhecimento por parte da Confederação Brasileira de Futebol, ao incluir o clube como um dos detentores do direito de formação do atleta Anderson Luís de Abreu Oliveira, que atua na equipe do Manchester United, da Inglaterra." (Aquele mesmo, que fez o gol da vitória na Batalha dos Aflitos).

Segundo a notícia, que foi confirmada pelo Grêmio, o Mont' Serrat possui agora 0,5% dos direitos de formação, enquanto o tricolor gaúcho fica com os outros 4,5%. Parece pouco, mas lembrem-se que, se o atleta for vendido, será por uma quantia vultuosa, afinal, o atleta já é titular do time inglês, foi convocado para a seleção e deve ser titular nas olimpíadas deste ano.

Só para o leitor ter uma idéia, o jogador foi vendido do FC Porto ao Manchester United por R$ 90 milhões. Ao Mont' Serrat cabe a pequena parcela de R$450 mil. Não é pouco para um clube formador. Este mecanismo criado pela FIFA pode ajudar muito os clubes brasileiros, basta saber explorar.

Um comentário:

Deiver disse...

Não entendo muito a respeito mas serve de exemplo aos times locais investirem na base. Todo mundo sabe que a fórmula do sucesso dos clubes que não têm acesso aos milhões do clube dos treze é essa. Eu espero ansiosamente que um dia possa olhar a diretoria do Santa Cruz e ver pessoas comprometidas. Atos que valorizem esta grande instituição. Pessoas que honrem a confiança depositada neles. Que um dia eu olhe as três cores e consiga enxergar honestidade, "credibulidade e competência"...