terça-feira, 1 de abril de 2008

Marketing X Tradicionalismo.

As atuais estratégias de marketing usadas pelos clubes vêm confrontando diretamente com o tradicionalismo. A camisa roxa do Corinthians foi uma boa jogada de marketing, mas sofreu com a revolta de alguns que não querem ver o time com outras cores senão a preta e branca. A imprensa também não contribui com esses projetos de marketing, sopervalorizando as críticas e os incoformados.

Resultado: o Timão acabou jogando de branco mesmo contra o Marília. A idéia era atuar com a camisa roxa, que fica azul na TV, mas os dirigentes tiveram medo da reação da torcida. Há o receio de uma derrota com esta camisa, o que a deixaria "amaldiçoada" para a torcida. O futebol é assim, por mais que se pense, planeje-se, calcule-se, inove-se, acabamos sempre dependendo dos resultados dentro de campo, que mudam toda a realidade extracampo de um clube.

Sou a favor da nova camisa, acredito que todos os clubes deveriam inovar nos seus 3º uniformes. Uma camisa diferente a cada ano é um produto diferente a ser comprado. Trata-se de uma estratégia válida e muito rentável. A camisa 2 do Benfica nesta temporada é rosa, e foi uma das mais vendidas pela fabricante Adidas entre os uniformes alternativos. O futebol tem que inovar sim, precisa disso, agora é só esperar as torcidas se acostumarem com essas novas cores.

Nenhum comentário: