O Diretor do Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, exibiu no Footecon um estudo comparativo entre as receitas dos clubes brasileiros e os participantes da Liga Inglesa (Premiere League). Enquanto no Brasil eles têm 60% de suas rendas oriundas da TV, 11% de bilheteria e 20% de patrocínio e publicidade, na Inglaterra a TV é responsável por 42%, contra 25% de patrocínio e propaganda e 33% do que eles chamam de "match day", ou seja, ingresso e todas as receitas provenientes da ida ao estádio.
Vê-se que dependemos demais das verbas provenientes da TV, que é a mais injusta de todas. Mostra-nos também que os clubes não têm conseguido explorar tão bem seus torcedores. Quando se tem um público de mais de vinte mil pessoas no estádio é preciso saber lucrar, seja com a venda de comidas, bebidas ou produtos com a marca do clube.
Nos jogos da Liga Inglesa os torcedores, enquanto esperam o início da partida, confraternizam dentro das dependências do estádio e consomem os produtos vendidos pelos clubes ou seus parceiros. Já no Brasil, os torcedores chegam cedo mas ficam nos arredores do estádio em bares ou na rua, e dentro do prédio não têm o conforto, a higiene e a variedade necessária para fazê-los consumir de forma considerável.
Vê-se que dependemos demais das verbas provenientes da TV, que é a mais injusta de todas. Mostra-nos também que os clubes não têm conseguido explorar tão bem seus torcedores. Quando se tem um público de mais de vinte mil pessoas no estádio é preciso saber lucrar, seja com a venda de comidas, bebidas ou produtos com a marca do clube.
Nos jogos da Liga Inglesa os torcedores, enquanto esperam o início da partida, confraternizam dentro das dependências do estádio e consomem os produtos vendidos pelos clubes ou seus parceiros. Já no Brasil, os torcedores chegam cedo mas ficam nos arredores do estádio em bares ou na rua, e dentro do prédio não têm o conforto, a higiene e a variedade necessária para fazê-los consumir de forma considerável.
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