sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Imperatriz disputará a Copa do Brasil (decisão do STJD).

O clube maranhense venceu a disputa na justiça contra o Bacabal, e vai jogar contra o Sport, no dia 27, a primeira partida da competição nacional. A polêmica começou quando o Bacabal pediu na justiça desportiva o direito de disputar a Copa do Brasil, e venceu em primeira instância, mas a decisão foi revogada em sede de recurso ao STJD, que decidiu em favor do Imperatriz.

Entenda o caso: O Imperatriz venceu o primeiro turno do campeonato e jogou a final contra o Maranhão, que foi o campeão. O Bacabal, apesar de não ter vencido nenhum turno, ficou um ponto na frente do Imperatriz na soma dos turnos, ou seja, na classificação geral.

A polêmica está no regulamento, mais especificamente no art. 8º. Leiam:
Art. 8º - Se o campeão do primeiro turno for o mesmo do segundo turno, o clube será o Campeão Maranhense de 2007, e o Vice-Campeão, será o clube que tiver sido vice nos dois turnos.
Parágrafo único - Caso não aconteça de um só clube ser vice nos dois turnos, o Vice-Campeão será o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa.

O Bacabal se apoiou no parágrafo único do art. 8º para pleitear o vice-campeonato. Mas, na verdade, o parágrafo é um complemento ao artigo, sendo aplicado apenas quando o clube campeão for vencedor dos dois turnos, e não havendo um mesmo vice-campeão em ambos os turos. Como o Imperatriz venceu o primeiro turno e o Maranhão venceu o segundo, a disposição não se aplica. Como houve uma final, o mais correto é o vencedor ser sagrado campeão e o derrotado vice.

Assim, o STJD, acabou entendendo em favor do Imperatriz, e o clube ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil. Na minha opinião, justo o resultado.

Nenhum comentário: