No Brasil, o crescimento econômico está muito atrelado às vitórias do time. Quando o clube é campeão tem um acréscimo no público, na renda, nos patrocínios. Mas, quando os resultados não aparecem o efeito é exatamente o contrário. Uma campanha de marketing visa o crescimento da marca e a busca de rendas alternativas, independentemente dos resultados dentro de campo, sempre imprevisíveis.
Temos como exemplo o Real Madrid, que entre 2003 e 2007 não venceu nenhum campeonato, mas cresceu muito economicamente, tornando-se o clube mais rico do mundo. Um exemplo brasileiro, em 2008, é o Corinthians, que apesar de ter caído à série B do Brasileirão, investiu no marketing e vem conseguindo excelentes resultados. O novo projeto apresentado pelo Timão incluem: a "Timão TV", a Agência Corinthians, o Fiel Torcedor e uma parceria com um grande estúdio para a comercialização de CDs e DVDs do clube.
A criação de TVs pela internet, dentro dos clubes, é um excelente investimento, que já existe nos grandes clubes europeus, no Flamengo e agora no Corinthians. Clubes pernambucanos, Sport e Nautico, já anunciaram a implementação desse projeto. Para se ter uma idéia da importância deste investimento, note que a Timão TV, em menos de 2 horas, teve cerca de um milhão de acessos, e a Fla TV, segundo o presidente do rubro-negro carioca, pretende faturar R$ 6 milhões por mês com as mensalidades.
Mas, marketing é, acima de tudo, uma valorização da marca e do torcedor. Um outdoor comemorativo é apenas uma propaganda, marketing mesmo é o que traz crescimento. Uma loja, uma campanha de sócios, uma TV, além de inúmeras outras idéias. O importante é ser criativo, e assim gerar novos tipos de renda ao clube. Mas, ter quinze diretores no departamento de marketing não significa profissionalismo, muito pelo contrário, tanta interferência só inibe a criatividade.
O torcedor é um ávido consumidor, ele quer gastar dinheiro com o seu clube, desde os ingressos até as camisas do clube. Profissionalismo e marketing no futebol é oferecer ao consumidor a oportunidade de gastar seu salário com o clube do seu coração.
Um comentário:
Parabenizo o post do colega Fernando Tasso sobre a essência do marketing esportivo e principalmente sobre a realidade do mesmo no Brasil. Simples e direto, e de muito fácil compreensão. Uma dúvida... Há parentesco com o Carlos Tasso?
Abraços
Carlos Pinheiro
www.gestaodeesporteseventos.blogspot.com
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