No universo do futebol como negócio, um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico dos clubes é exatamente o Marketing Esportivo. Apesar de ainda estar engatinhando no Brasil, este tipo de ação vem crescendo muito ultimamente. Mas, se compararmos com os grandes clubes europeus, que têm no Marketing uma das principais fontes de renda, os brasileiros ainda precisam investir muito.
No Brasil, o crescimento econômico está muito atrelado às vitórias do time. Quando o clube é campeão tem um acréscimo no público, na renda, nos patrocínios. Mas, quando os resultados não aparecem o efeito é exatamente o contrário. Uma campanha de marketing visa o crescimento da marca e a busca de rendas alternativas, independentemente dos resultados dentro de campo, sempre imprevisíveis.
Temos como exemplo o Real Madrid, que entre 2003 e 2007 não venceu nenhum campeonato, mas cresceu muito economicamente, tornando-se o clube mais rico do mundo. Um exemplo brasileiro, em 2008, é o Corinthians, que apesar de ter caído à série B do Brasileirão, investiu no marketing e vem conseguindo excelentes resultados. O novo projeto apresentado pelo Timão incluem: a "Timão TV", a Agência Corinthians, o Fiel Torcedor e uma parceria com um grande estúdio para a comercialização de CDs e DVDs do clube.
A criação de TVs pela internet, dentro dos clubes, é um excelente investimento, que já existe nos grandes clubes europeus, no Flamengo e agora no Corinthians. Clubes pernambucanos, Sport e Nautico, já anunciaram a implementação desse projeto. Para se ter uma idéia da importância deste investimento, note que a Timão TV, em menos de 2 horas, teve cerca de um milhão de acessos, e a Fla TV, segundo o presidente do rubro-negro carioca, pretende faturar R$ 6 milhões por mês com as mensalidades.
Mas, marketing é, acima de tudo, uma valorização da marca e do torcedor. Um outdoor comemorativo é apenas uma propaganda, marketing mesmo é o que traz crescimento. Uma loja, uma campanha de sócios, uma TV, além de inúmeras outras idéias. O importante é ser criativo, e assim gerar novos tipos de renda ao clube. Mas, ter quinze diretores no departamento de marketing não significa profissionalismo, muito pelo contrário, tanta interferência só inibe a criatividade.
O torcedor é um ávido consumidor, ele quer gastar dinheiro com o seu clube, desde os ingressos até as camisas do clube. Profissionalismo e marketing no futebol é oferecer ao consumidor a oportunidade de gastar seu salário com o clube do seu coração.
No Brasil, o crescimento econômico está muito atrelado às vitórias do time. Quando o clube é campeão tem um acréscimo no público, na renda, nos patrocínios. Mas, quando os resultados não aparecem o efeito é exatamente o contrário. Uma campanha de marketing visa o crescimento da marca e a busca de rendas alternativas, independentemente dos resultados dentro de campo, sempre imprevisíveis.
Temos como exemplo o Real Madrid, que entre 2003 e 2007 não venceu nenhum campeonato, mas cresceu muito economicamente, tornando-se o clube mais rico do mundo. Um exemplo brasileiro, em 2008, é o Corinthians, que apesar de ter caído à série B do Brasileirão, investiu no marketing e vem conseguindo excelentes resultados. O novo projeto apresentado pelo Timão incluem: a "Timão TV", a Agência Corinthians, o Fiel Torcedor e uma parceria com um grande estúdio para a comercialização de CDs e DVDs do clube.
A criação de TVs pela internet, dentro dos clubes, é um excelente investimento, que já existe nos grandes clubes europeus, no Flamengo e agora no Corinthians. Clubes pernambucanos, Sport e Nautico, já anunciaram a implementação desse projeto. Para se ter uma idéia da importância deste investimento, note que a Timão TV, em menos de 2 horas, teve cerca de um milhão de acessos, e a Fla TV, segundo o presidente do rubro-negro carioca, pretende faturar R$ 6 milhões por mês com as mensalidades.
Mas, marketing é, acima de tudo, uma valorização da marca e do torcedor. Um outdoor comemorativo é apenas uma propaganda, marketing mesmo é o que traz crescimento. Uma loja, uma campanha de sócios, uma TV, além de inúmeras outras idéias. O importante é ser criativo, e assim gerar novos tipos de renda ao clube. Mas, ter quinze diretores no departamento de marketing não significa profissionalismo, muito pelo contrário, tanta interferência só inibe a criatividade.
O torcedor é um ávido consumidor, ele quer gastar dinheiro com o seu clube, desde os ingressos até as camisas do clube. Profissionalismo e marketing no futebol é oferecer ao consumidor a oportunidade de gastar seu salário com o clube do seu coração.
Um comentário:
Parabenizo o post do colega Fernando Tasso sobre a essência do marketing esportivo e principalmente sobre a realidade do mesmo no Brasil. Simples e direto, e de muito fácil compreensão. Uma dúvida... Há parentesco com o Carlos Tasso?
Abraços
Carlos Pinheiro
www.gestaodeesporteseventos.blogspot.com
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