terça-feira, 16 de setembro de 2008

Naming rights

"Naming rights". Você sabe o que é isso? É o direito que um patrocinador adquire para dar o seu nome a um estádio ou uma competição. Esta é uma nova forma de arrecadação para clubes e federações. Este tipo de patrocínio já está presente em diversos países, e vem se desenvolvendo no Brasil.

Barclay's Premiere League (Inglaterra);
Serie A Tim (Itália);
Liga BBVA (Espanha);
Liga Sagres (Portugal).

No Brasil, clubes como o Atlético-PR já haviam acordado para esta fonte de renda, quando deu ao seu estádio o nome Kyocera Arena. O Botafogo, por exemplo, já começou a chamar seu estádio de Olímpico e não de João Havelange, para que possa vender o "naming rights" no futuro.

O Campeonato Brasileiro deve ter um novo nome no próximo ano. O Banco do Brasil queria, mas foi vetado pela Globo, que é patrocinada pelo Itaú. Agora, o nome mais cotado parece ser da Ipiranga. Mas, a CBF não deve parar por aí, ainda é possível negociar o nome da Copa do Brasil. Em breve as federações começarão a negociar os nomes dos campeonatos estaduais também.

A maioria dos clubes não acordou para esta fonte de renda ainda, mas está na hora. Quem sabe na Copa do Mundo 2014, com investimento privado nos estádios, as novas arenas terão o nome dos patrocinadores.

Nenhum comentário: