quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Copa Brasil de Futebol feminino

especial para o Blog do Torcedor
http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/

A Copa do Brasil de Futebol Feminino deve mesmo sair do papel, a CBF até já divulgou a lista dos clubes que participarão da competição, e entre eles estará um pernambucano. A CBF prometeu e está cumprindo, já estava na hora disso acontecer.

No Recife, Náutico e Sport fazem a final do estadual, e o campeão será o representante de Pernambuco na Copa do Brasil. Acho até que a CBF deveria ter conferido duas vagas para o nosso estado e não só uma. Agora só falta dar certo, esse foi só o primeiro passo.

Mas, o que precisa para dar certo? O mesmo que todos os esportes: público, patrocínio e televisão. É uma reação em cadeia, um ciclo que deve ser cumprido. Primeiro temos que cativar o público, o que já vem acontecendo devagar com o futebol feminino, mas apenas com a seleção brasileira.

Alguém acredita, que logo mais, havera um bom público nos Aflitos para assistir à decisão do Estadual? Não, isso ainda não vai acontecer, talvez depois da Copa do Brasil, talvez daqui há alguns anos. Falta iniciativa dos clubes, da Federação, dos patrocinadores e da imprensa. Por falar em imprensa, parabéns às emissoras de rádio que sempre apoíam o futebol, e hoje transmitirá o futebol feminino.

Depois de cativado o público poderemos conseguir que os jogos sejam transmitidos pela TV, afinal, primeiro precisa-se de telespectadores, ou não seria viável às emissoras. Depois de consolidado o público e a TV, virão os patrocinadores, e esses vêm pelo simples fato de saberem que aquele mercado é rentável, que há um público consumidor.

Isto se aplica a todos os esportes, do atletismo ao futsal. Tendo bons campeonatos podemos conquistar o publico, depois de ter um publico conquistaremos as emissoras de TV, depois disso os patrocinadores seguirão, e estará formado um esporte com rentabilidade.

Nenhum comentário: