Se queremos levar o futebol brasileiro a um novo patamar, uma das primeiras coisas a se analisar é o papel da imprensa, e o profissionalismo desta. Os jornais, rádios, tv aberta ou a cabo e, mais do que nunca, a internet.
Acabo de voltar de Portugal (a falta de artigos tambem se deve a isto), e assistindo os programas esportivos novamente, após 10 meses fora, me surgiu este tema para abordar.
A imprensa é a ligação entre o clube e os torcedores, o que gera uma total influência no pensamento do povo. Os comentaristas têm um papel muito forte no nosso futebol. Sendo assim, a melhoria dos nossos clubes e campeonatos tambem passa por eles.
A TV: Na televisão aberta possuimos uma impressionante cobertura esportiva. A TV Globo cobre os principais campeonatos do Brasil, e o melhor, dá um grande valor a outros esportes, não se concentra apenas no futebol. A equipe é digna de elogio, mas falta um pouco mais de debate. Ainda na TV aberta, podemos assistir aos principais campeonatos do mundo, desde a liga inglesa até a Champions League. Mas, nem tudo são flores, alguns programas de debate deixam a desejar. Sinceramente, se todos falarem ao mesmo tempo ninguém se entende não é?
Na TV paga o espectáculo fica por parte de Sportv e ESPN Brasil. Tanto a cobertura dos esportes quanto aos debates. Meus parabéns em especial ao PVC, grande crânio. O sistema de programas de debate é parecido nas TVs a cabo, mas têm sucesso, principalmente pela liberdade que têm e pela competência dos jornalistas. Muito melhor do que alguns programas da TV aberta que só falam do Corinthians.
O rádio: Na minha opinião, o melhor veículo de debate na mídia. Além das ótimas transmissões de jogos com uma dose carregada de emoção, o veículo de informação possui uma maior liberdade para fazer declarações do que as TVs. E o futebol é, com certeza, a maior audiência das rádios AM. E as FMs já começam a perceber o potencial do esporte, tanto que várias emissoras já transmitem jogos e programas esportivos.
O Jornal: O esporte, principalmente o futebol, constitui um elemento importante na imprensa escrita. Não é raro periódicos com cadernos específicos de esporte. E estes cadernos vêm crescendo e tomando uma parte considerável dos jornais. A falta que faz são jornais específicos de esportes, não apenas cadernos, mas periódicos especializados. Como pode um país tão grande e tão apaixonado não ter vários jornais esportivos? Vejam o exemplo dos países europeus, só em Portugal há 4 jornais esportivos, e tantos outros na Espanha, França, Itália, Inglaterra.
Estamos sempre falando em profissionalização e valorização do esporte. Mas isto não deve vir só dos clubes. Falta a todos uma conscientização da importância do futebol para a nossa sociedade, e principalmente do seu potencial económico. Talvez seja a hora de surgir um grande jornal esportivo nacional. Os que existem não podem se dizer nacionais.
A internet: Este "novo" meio de comunicação não deve substituir os outros, mas apenas completá-los. As notícias são mais frescas, as opiniões mais livres e o acesso mais fácil. Podemos hoje acessar, de qualquer lugar do mundo, os sites esportivos de todos os países. globoesporte.com, jornal marca, record.pt, blog do torcedor, são exemplos da capacidade da internet. Mas, a internet pode e deve ser usada como ferramenta pelo clube, na venda de merchandise, nas informações aos torcedores, associar-se on-line, pagar as quotas pela internet, e até disponibilizar aos sócios uma TV virtual. Com o surgimento do youtube nós percebemos como a tv na internet é possível, viável, simples e prática. Aos clubes resta aproveitar o que existe no mercado.
Aqui sou apenas um escritor, minhas opiniões são só minhas, mas podemos compartilha-las, afinal, o Blog também é uma fonte de informação, debate, idéias e críticas. Leiam, se informem, pensem e discutam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário