O nosso maior objetivo nesta busca pela profissionalização do futebol é encontrar maneiras de aumentar a renda, a visibilidade e a reputação dos clubes brasileiros. Sem dúvida que a torcida é o maior patrimônio de um clube, e são os geradores desta renda, desde a compra de ingressos até a aquisição de camisas. Seja sócio ou não, o torcedor deve ser valorizado afim de valorizarmos o proprio clube.
O investimento em segurança pode ter um retorno ainda maior do que se parece a princípio. De fato, é a violência a maior responsável pelo êxodo dos torcedores. Os brasileiros não se sentem mais seguros para ir aos estádios com suas famílias. E este terrível fato gera uma reação em cadeia. Os pais que hoje não frequentam os jogos, que assistem tudo pela TV, criam uma nova geração de simpatizantes ao invés de torcedores, crianças que também não frequentarão os estádio e assistirão aos jogos no conforto de seu pay-per-view.
O ex-jogador Leonardo, hoje dirigente do AC MILAN, mostrou isso em sua pesquisa, onde chega à conclusão de que o maior vilão é realmente a violência. Pretendo tratar mais detalhadamente desta questão em outros momentos. Vamos agora tratar apenas dos fatores que levam os torcedores a afastarem-se dos estádios.
Nos estados do nordeste o público dos jogos é maior e mais constante do que em outros estados. Nesta serie A de 2007 o Sport Recife tem uma media de publico de 25 mil por jogo. Mas, o mais impressionante é ver jogos do Corinthians, Santos, Palmeiras com publicos de 5 ou 6 mil em alguns jogos. Algo que surpreende é a estória de Grêmio e Atlético/MG, ambos possuiam media de publico razoavel no campeonato brasileiro, mas depois de se verem rebvaixados à série b isso mudou. Na segunda devisão nacional os clubes tiveram medias de publico altíssimas, o que acaba por se manter agora na série A.
Claro, o maior incentivador do publico é o time, quando este está bem o publico é maior. Mas, tem que haver algo alem, algo que o clube possa fazer para manter uma media de publico constante. O combate à violência deve ser a primeira medida. Passarei a publicar trechos do artigo que escrevi na disciplina de Direito do Desporto no mestrado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
O investimento em segurança pode ter um retorno ainda maior do que se parece a princípio. De fato, é a violência a maior responsável pelo êxodo dos torcedores. Os brasileiros não se sentem mais seguros para ir aos estádios com suas famílias. E este terrível fato gera uma reação em cadeia. Os pais que hoje não frequentam os jogos, que assistem tudo pela TV, criam uma nova geração de simpatizantes ao invés de torcedores, crianças que também não frequentarão os estádio e assistirão aos jogos no conforto de seu pay-per-view.
O ex-jogador Leonardo, hoje dirigente do AC MILAN, mostrou isso em sua pesquisa, onde chega à conclusão de que o maior vilão é realmente a violência. Pretendo tratar mais detalhadamente desta questão em outros momentos. Vamos agora tratar apenas dos fatores que levam os torcedores a afastarem-se dos estádios.
Nos estados do nordeste o público dos jogos é maior e mais constante do que em outros estados. Nesta serie A de 2007 o Sport Recife tem uma media de publico de 25 mil por jogo. Mas, o mais impressionante é ver jogos do Corinthians, Santos, Palmeiras com publicos de 5 ou 6 mil em alguns jogos. Algo que surpreende é a estória de Grêmio e Atlético/MG, ambos possuiam media de publico razoavel no campeonato brasileiro, mas depois de se verem rebvaixados à série b isso mudou. Na segunda devisão nacional os clubes tiveram medias de publico altíssimas, o que acaba por se manter agora na série A.
Claro, o maior incentivador do publico é o time, quando este está bem o publico é maior. Mas, tem que haver algo alem, algo que o clube possa fazer para manter uma media de publico constante. O combate à violência deve ser a primeira medida. Passarei a publicar trechos do artigo que escrevi na disciplina de Direito do Desporto no mestrado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Um comentário:
Prezado Fernando,
Também acompanho com freqüência o site do Leonardo e cheguei ao seu blog através do seu comentário postado no último editorial.
Em relação ao tema de presença no estádio, não sei se você já chegou a tomar conhecimento de um estudo publicado pela Golden Goal (www.goldengoal.com.br) sobre demanda no futebol brasileiro, no qual a presença de público nos estádios é analisada de acordo com uma série de fatores verificados na observação estatística das 13 mil partidas do Brasileirão desde 1971. Eu li o estudo e achei muito interessante. Acho que vai ser útil também pra você que está analisando este tema.
Um abraco,
Frederico
Postar um comentário